Slideshow e44


Enoteca da Cartuxa - Évora - Portugal


Évora, cidade património da humanidade, classificada pela UNESCO desde 1986, respira património, monumentalidade e espiritualidade em cada esquina. Dependendo do tempo que se dedicar a conhecê-la muitas são as opções disponíveis desde museus e fóruns, com variadas exposições de pintura e arquitectura, para além de todo o património a céu aberto.


Destaque para a Fundação Eugénio de Almeida que possui diversos imóveis de grande interesse histórico cultural nesta cidade. De entre estes salienta-se os seguintes: o Páteo de S. Miguel, onde se localiza a sede da Fundação; o Paço dos Condes de Basto, datado do período Romano -Visigodo e que está classificado como monumento nacional; a Ermida de S. Miguel; o Palácio da Inquisição; o Fórum Eugénio de Almeida criado em 2002, uma infra estrutura recuperada e vocacionada para as mais diversas manifestações culturais e artísticas, conferências e outros eventos. 



O património desta Fundação é constituído por cerca de 6500 hectares de terras localizadas no concelho de Évora. 


Nas cercanias da cidade situa-se ainda a famosa Adega da Cartuxa na Quinta Valbom bem como a Quinta da Cartuxa onde se ergue o respectivo Convento. 



Reconhecida internacionalmente pelos seus vinhos de elevada qualidade (ex. Pêra Manca, Cartuxa, Foral de Évora,  entre outros) esta Fundação tem prestado inequívoco contributo na preservação das tradições Eborenses e na dinamização da cultura neste concelho.


Este mês de Julho, a FEA e a Adega da Cartuxa inauguraram, no centro histórico de Évora, mais um espaço digno de nota: A Enoteca da Cartuxa.


Junto ao templo romano e à Sé Catedral, a Enoteca da Cartuxa procura reinventar a gastronomia alentejana, através de uma carta com receitas do Alentejo mas com um toque de contemporaneidade, onde não faltam vários pratos para poder partilhar entre amigos.



A decoração é também esse conceito: a recriação da Taberna Alentejana mas com todo o requinte da actualidade.



A supervisão gastronómica está a cargo do chefe Vítor Sobral.


Aqui neste espaço, o vinho tem um lugar privilegiado, sendo possível beber vários vinhos da Cartuxa a copo - tintos, brancos ou rosés. 


O azeite, tal como o vinho, é também uma aposta há muito ganha pela Cartuxa. Não deixe, por isso, de experimentar os vários tipos de azeite que lhe são propostos.


Com a Enoteca Cartuxa possui agora certamente mais um encanto para ir a Évora, nem que seja para ir almoçar ou jantar a este espaço tal especial e trazer consigo esta experiência.